A imagem em preto e branco foi feita em meados do século passado em Montes Claros (MG). Ela retrata o monumento a Benedito Valadares Ribeiro, na Praça Doutor Chaves. Mais conhecido como Governador Valadares, Benedito nasceu em Pará de Minas (MG), em 4 de dezembro de 1892, na fazenda da Cachoeira, atualmente pertencente ao município de Florestal.

Em 1923, Benedito Ribeiro iniciou sua carreira política; em 1930, apoiou a candidatura presidencial de Getúlio Vargas, lançada pela Aliança Liberal, em outubro do mesmo ano, quando Vargas chegou ao poder, Benedito chefiou o movimento político em Pará de Minas e assumiu o cargo de prefeito, indicado por Olegário Maciel.

Em 1932, combateu o movimento revolucionário contra o Governo Federal, em São Paulo; em 1933, já fora do cargo de Prefeito, filiou-se ao Partido Progressista (PP) e chegou à Câmara Federal, em 15 de dezembro foi empossado como Interventor Federal em Minas Gerais. Em abril de 1935, foi eleito como Governador constitucional do Estado, exercendo o cargo até 1945.

Após o final do Estado Novo, ingressou o Partido Social Democrático (PSD), sendo presidente do partido durante alguns anos, e deu apoio à candidatura presidencial do General Eurico Gaspar Dutra. Em 1946, assumiu o mandato de Deputado Federal; em 1950, reelegeu-se à Câmara Federal; em 1954, obteve um mandato de Senador, renovando-o em 1962 e permanecendo até 1971. Governador Valadares morreu no Rio de Janeiro, em 1973.

A Praça Doutor Chaves, conhecida popularmente como Praça da Matriz, faz parte do núcleo inicial da constituição da cidade e está localizada em frente à Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição e São José, sendo primeiramente denominada Largo da Matriz.

A Praça, desde sua formação, é um local de encontro e sociabilidade, nela são realizadas as festas religiosas e culturais da cidade, tais como as do Divino Espírito Santo, São Benedito e Nossa Senhora do Rosário. Em 1939, o Largo da Matriz ganhou nova configuração, sendo nomeado como Jardim Benedito Valadares. A Praça foi reformada em 1957, na gestão do prefeito Geraldo Athayde (1957-1958), por ocasião do centenário da cidade. Atualmente, a Praça Doutor Chaves apresenta o jardim reformulado, uma fonte que foi inaugurada em 2007, e um coreto.

Fonte: Biblioteca IBGE

About Author
Luiz Carlos da Cruz
View All Articles

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts