A Rua Comendador Araújo, que liga a Praça Osório, no Centro, até a Avenida do Batel, no bairro de mesmo nome, é uma das mais emblemáticas de Curitiba. Nesse trecho de cerca de um 1,5 quilômetro, a rua reflete em sua paisagem urbana a evolução da cidade ao longo dos séculos.
Inaugurada em 1878, a então Estrada do Mato Grosso fazia a ligação da capital paranaense com os Campos Gerais. Em 1887, os trilhos para bondes de tração animal foram instalados, representando um avanço para a época ao “agilizar” o transporte de produtos e passageiros. Mais de um século depois, a Rua Comendador Araújo evoluiu para o cabeamento elétrico subterrâneo, implantado na década de 1990.
Também durante o século 19, a estrada foi fundamental para a economia ervateira no Paraná e desse período restam alguns marcos arquitetônicos importantes.
De acordo com a pesquisadora da Casa da Memória da Fundação Cultural de Curitiba Angela Medeiros, desde o início, a Rua Comendador Araújo já demonstrava um comércio efervescente. “Historicamente, a rua apresenta pontos comerciais, depois também os moinhos de erva-mate, as casas dos ervateiros e alguns marcos da trajetória de Curitiba”, aponta Angela.
Fontes: Arquivo Público de Curitiba/Prefeitura de Curitiba